Tags

, , , , ,

Os 2 (dois) irmãos flagrados em casos de corrupção em 2 (duas) agências autônomas e reguladoras, respectivamente diretores da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Rodrigues Vieira, e Rubens Rodrigues Vieira, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), não serão “sumariamente demitidos”,  serão “inconcebivelmente afastados” porque suas “indicações” têm a aprovação dos senhores senadores.

A presidente Dilma Rousseff decidiu na manhã deste sábado exonerar a chefe do escritório da Representação da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Nóvoa de Noronha, indiciada pela Polícia Federal por corrupção e tráfico de influência.

O advogado geral da União substituto, José Weber Holanda, braço direito do ministro Luís Inácio Adams, também será demitido da função que exerce no órgão.

Os diretores da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Rodrigues Vieira, e seu irmão, Rubens Rodrigues Vieira, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que estão presos, serão afastados e haverá abertura de procedimentos disciplinares contra eles,– já que o processo deles é mais complexo, pois a indicação deles passou pelo Congresso. Todos os servidores indiciados serão afastados ou demitidos pelo governo. Os órgãos citados na Operação Porto Seguro da Polícia Federal passarão por sindicâncias internas para que responsabilidades sejam apuradas, além de verificar se há envolvimento de outros funcionários nas denúncias.

A decisão de afastar, demitir e abrir investigações foi tomada na manhã de sábado, no Palácio da Alvorada, pela presidente Dilma, em reunião com o ministro-chefe da Secretaria-Geral, Gilberto Carvalho, e oficializada em nota divulgada no início da tarde. A presidente teria ficado irritada com toda a repercussão do caso e com os respingos que o escândalo teria sobre o Planalto.

Dilma tem insistido também que nada será barrado para impedir ou atrapalhar as investigações da PF. Ela quer saber a extensão dos casos em vários órgãos. Na Advocacia Geral da União foi montado uma espécie de gabinete de crise, que avalia a extensão dos danos da atuação do número dois da AGU, José Weber Holanda, que também teve todos os HDs e computadores apreendidos pela Polícia Federal.

Reação de Rosemary com agentes irritou a presidente

A presidente não gostou de como se comportou Rose quando os agentes da Polícia Federal chegaram ao escritório da Presidência, em São Paulo, na manhã de sexta-feira, para executar o mandado de busca e apreensão.

– Ela deu um piti – contou um interlocutor da presidente, ao relatar que Rose estava presente no escritório quando os policiais chegaram na manhã de sexta-feira. Segundo relatos, ela gritava com os policiais.

– Vou ligar para a Presidência. Aqui vocês não entram – berrava ela, que instruiu os seguranças do escritório a ligarem para a Polícia Federal e até para a Justiça, para checar se a ordem de busca era verdadeira e se o juiz que assinava o mandado de busca e apreensão realmente existia.

Mesmo informada de que se tratava de decisão judicial, com a ordem de Dilma de que mandados tinham de ser cumpridos, Rose tentou negociar o que seria levado de sua sala, mas os agentes conseguiram apreender o material.

O afastamento dos servidores será publicado no Diário Oficial.

Fonte: Zero Hora 24/11/2012