EMPRESÁRIOS: Responsabilidade Social Corporativa – RSC

A iniciativa privada – cuja premissa básica é a necessidade constante de efetivar bons negócios – deve ter convicção da importância de sua responsabilidade social – pilar indispensável para a diminuição das nossas diferenças sócio-culturais. Acionistas e quase duzentos milhões de consumidores têm o direito de saber como as empresas fabricam seus produtos no livre mercado.

O uso de substâncias tóxicas por parte da indústria, em produtos que comprometem lentamente a saúde da população, não é considerado crime!

Nesse panorama, empresas multinacionais  chegam ao contra-senso de utilizar, na fabricação de seus produtos no Brasil, substâncias condenadas e proibidas em seus países de origem e, quando interpeladas por mães brasileiras cujos filhos quase faleceram devido às substâncias contidas em seus alimentos, alegam que atuam de acordo com as“leis (injustas) brasileiras”!

É uma ambiguidade adoecer, desrespeitar e execrar consumidores de forma que raramente vem a conhecimento público e, ao mesmo tempo, aparecer em campanhas em favor das crianças e inaugurações de novas alas de hospitais de câncer

As empresas, pensando, embora equivocadamente, que ao atuar dessa forma criminosa contra a população estão se protegendo, não compreendem que a expansão dos negócios, principalmente em momentos difíceis, exige antes de tudo, criatividade e estratégia que se baseiem na confiança e na aproximação com seu público alvo, o que envolve essencialmente investimentos, transparência, melhoria do controle de qualidade de seus produtos e aplicação de Recall amplo no caso de produtos que causem danos à saúde pública.

A falta de controle de produtos no mercado é patente! Constantemente a população tem a saúde prejudicada  pelo uso de produtos perigosos colocados no mercado e é obrigada a arcar com tratamentos aleatórios e gastos com medicamentos favorecendo a atuação de outro setor da indústria da saúde – a dos laboratórios de medicamentos.

A sociedade brasileira precisa contar com empresas que pratiquem Responsabilidade Social Corporativa – RSC, e sobretudo, com empresários de Consciência Humanitária para assegurar o  desenvolvimento da Nação!

 

Deja un comentario