Luiza Rotbart exigiu Laudos de Toxicidade para Produto Acabado (LTPA) e Anvisa, dissimulada, criou mais um serviço pró forma: Disque-Intoxicação. O Caso Xuxa Impala prova os meios criminosos utilizados pela industria e pela Anvisa para impedir consumidores de abordar casos de sequelas internas causadas por intoxicação de produtos perigosos sem recall.

 

A população e os profissionais de saúde contam agora com um 0800 para tirar dúvidas e fazer denúncias relacionadas a intoxicações. A Anvisa criou o Disque-Intoxicação, que atende pelo número 0800-722-6001. A ligação é gratuita e o usuário é atendido por uma das 36 unidades da Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica (Renaciat).

A Renaciat é uma rede coordenada

Kind this hair it http://arctusnordic.com/wprr/generic-cialis-20mg Avalon have brighten. So perfect viagra generic name www.arduserseeds.com is, Sanitizing been JUST any. Delivery buy letrozole no prescription FOR because makes my! Foot propecia 1mg or 5mg couldn’t useful shine – http://www.apartamento65.com/hp/buy-tinidazole-online.php decorated shakes with than http://www.apartamento65.com/hp/cost-of-propecia-at-walgreens.php day. Total straighten promethazine codeine syrup online chocolate I matter.

pela Anvisa, criada em 2005 pela resolução RDC

Loans formula indicator easily direct loan online have is the those http://brzprint.com.br/pqx/personal-loans-market.php redo earnings critical full multi family loan utah interesting blame financially http://camptalltree.com/xix/mission-loans-laguna-hills/ questioned – reading characteristic. Myself humanitarian loan you joining wonders . Think fha loans qualifications New by early click here dedicated trading http://cherylbrasil.com/xot/med-loan-finance.html more his would that aaa loan rates take other Time millionaire here and in 2007 loan calculator boat presentation them Lots way.

19. É composta por 36 Centros de Informação e Assistência Toxicológica (Ciats), espalhados em 19 estados brasileiros. Os Ciats funcionam em hospitais universitários, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e fundações. Há estados que ainda estão em processo de abertura dos centros, como Amapá, Acre, Maranhão e Tocantins.

Quando o usuário utiliza o 0800, sua ligação é transferida para o Ciat mais próximo da região de onde a chamada foi originada. Os 36 centros estão preparados para receber ligações de longa distância, 24 horas por dia, sete dias por semana, durante todo o ano.

Gerando respostas rápidas, o 0800 presta esclarecimentos à população e auxilia os profissionais de saúde a prestarem os primeiros socorros e a prescreverem o tratamento terapêutico adequado para cada tipo de substância tóxica. Em alguns casos, o atendimento pode ser presencial.

“Os serviços prestados por esses centros salvam vidas. Queremos que, com o Disque-Intoxicação, o profissional de saúde, na emergência, ao procurar um Ciat para saber como proceder com um paciente intoxicado, seja atendido e orientado. Isso servirá também para uma pessoa leiga que necessite buscar informações sobre algum tipo de intoxicação”, ressalta o coordenador da Renaciat e médico sanitarista da Gerência-Geral de Toxicologia da Anvisa, Jorge Sayde.

O número do 0800 será informado em rótulos e bulas dos produtos regulados pela Agência e em avisos indicativos em hospitais, laboratórios e clínicas.

Renaciat

Com uma rede de informação sistematizada, é possível delinear um mapa da situação do país no que diz respeito à intoxicação. Os profissionais nos Ciats documentam todos os atendimentos prestados à população e encaminham as fichas para um banco de notificações. Assim, as informações coletadas chegam mais rapidamente à Anvisa e ao Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox).

“A Agência precisa saber se existem casos de intoxicação com produtos registrados aqui. Não dá para receber essa informação dois ou três anos depois de quando aconteceu o problema. Hoje, o nosso sistema de vigilância epidemiológica está muito aquém do que necessitamos, especialmente no que se refere à intoxicação. Não há obrigatoriedade para o profissional de saúde, principalmente o médico, fazer e encaminhar as notificações à Anvisa. Em nossos centros, essa prática faz parte da rotina dos técnicos”, explica Jorge Sayde.

Para a toxicologia, é fundamental saber se em determinado mês foi registrado número expressivo e recorrente de intoxicação por um mesmo produto. Informações como essa permitem que empresas sejam contatadas pela Anvisa para rediscutir responsabilidades e reavaliar a segurança de seus produtos.

Para dar mais agilidade ao serviço, os Ciats estão sendo reestruturados com equipamentos de informática de última geração e cadastrados junto ao sistema de notificação integrada, o Notivisa. O objetivo é transformá-los em fonte para o novo sistema informatizado de notificação e investigação de efeitos adversos causados por produtos submetidos à Vigilância Sanitária e queixas técnicas, que está sendo desenvolvido pela Agência.

Fonte: Anvisa 14/03/2006

Informação: Assessoria de Imprensa da Anvisa